04 abril 2013

como começar a Reeducação Alimentar (R.A.)

Bom gente esse post é especialmente para minha seguidoras do instagram, que vem me fazendo inúmeras perguntas de como começar a reeducação, se já tomei remédios, como faz a RA. Bom vou tentar responder a essas e outras perguntas, mas sempre lembrando que não sou médica e que o correto é você procurar um nutri para te orientar, aqui eu posto experiencias vividas por mim.


Remédios :

Antes de iniciar meu processo de RA tomei sim vários remédios para emagrecer, tudo que me ensinavam para perder peso sem sacrifício eu estava dentro, o problema era que eu tomava os remédios não sentia fome e simplesmente não comia, eu achava que essa era a maneira correta de emagrecer NÃO COMER, só que no começo até emagrecia mas depois de uns 2 meses, o remédio já não fazia mais efeito e eu engordava tudo novamente, fora que você não pode jamais ficar sem comer, porque seu corpo no começo faz você perder peso, mas depois ele entende que você vai demorar a enjerir comida novamente, e o que ele faz? guarda aquela comida que você enjeriu e transforma em gordura, para que assim você tenha energia para fazer suas tarefas do dia a dia, e ai por mais que você coma menos possível você acaba engordando (meu caso) além de ter problemas de intestino e vários outros.


Por falar em intestino foi ai que começou minha mudança de vida, pois engravidei e como varias gravidas eu tive problemas de intestino, só foi tão grave que me deu 3 enormes hemorroidas, isso mesmo hemorroidas a minha indisciplina na alimentação e eu não querer me alimentar resultou nisso, quem ja teve sabe o quanto é horrível, dolorido, só que na gravidez eu não podia fazer muita coisa tive que ter meu bebê para fazer cirurgias, fiz duas. Meu bebê só mamou no peito até 3 meses em razão das cirurgias que tive que fazer, mas graças a deus deu tudo certo e hoje sou livre dessa praga.


Mudança de vida:



Prometi pra mim mesma que eu nunca mais ia passar pela aquele sofrimento, porque é muito sofrimento. Então minha médica proctologista falou que eu tinha que me alimentar de 3 em 3 horas, pra fazer eu intestino funcionar direitinho. Mas ai eu pensava, como assim? Vou virar uma orca encalhada, apesar que já estava pois estava pesando 86Kg e tenho 1,55cm de altura, mas tinha que tentar, afinal eu sempre ouvia dizer que comer de 3 me 3 horas emagrecia, era a unica coisa que eu ainda não tinha tentado.



*Você emagrece comendo de 3 em 3 horas porque?

Vou te explicar, porque assim como teu corpo quando você não come ele guarda energia, ele também queima quando sabe que daqui a pouco vai receber mais, então você come ele ja trata de queimar as calorias porque sabe que daqui a pouco vai receber mais, o resultado disso é seu emagrecimento, intestino funcionando e ua coisa muito importa beba água, muita água no mínimo 2 litros por dia.



Começando a Reeducação Alimentar:


Tive que começar mudando minha cabeça, pois sempre achei que tinha que papar e comer para emagrecer, e também que eu não precisava viver pra comer, mas sim comer pra viver.

No início não é fácil, você vai sentir fome, você vai querer desistir, mais o importante é que não desista, persista que você consegue. Tropeçar no início é normal, mas você levante a poeira e comece de onde parou, não desista.

Comecei então incluindo linhaça, fibras, verduras, legumes e frutas em minha alimentação um pouco de tudo.

Meu cardápio no inicio era assim: 

-café da manhã
 uma fatia de mamão, batido com 1 copo de iogurte, e 1 colher de linhaça
 5 biscoitos água e sal
 uma xícara de café com leite(desnatado)

-Lanche da manhã
 Uma fruta

-Almoço
1 colher de arroz
1 colher de feijão
legumes pequenas porções
verduras pode ser porções grandes(pois eles tem pouca caloria)
frango/carne/peixe ( a seu critério)

-Lanche da tarde
2 fatias de pão integral
queijo polenguinho light 
xícara de cafe com leite (desnatado)

-Jantar( não pode passar das 19:00hs)
o mesmo do almoço

-Ceia - (até as 22:00hs)
iogurte ou fruta ou gelatina






Importante:

Esse era o cardápio que eu comecei a usar, não estou falando pra você usar também, eu apenas quero que você tenha ideia de como me alimentava no começo para que assim possa começar a sua RA.
Minha alimentação hoje é bem diferente, pois quanto mais você emagrece, mais difícil é para eliminar os kilinhos finais, a assim tenho que diminuir calorias, mudar cardápio  sempre vou experimentando e vendo o que e faz bem, e me faz perder peso.


No primeiro mes eu eliminei 4 Kg, ai fui me empolgando e querendo sempre mais, hoje faz 8 meses de R.A. e ja eliminei 23kg, comecei estava com 84kg e hoje tenho 61kg, mas minha meta é 57kg, falta pouco mas esse pouco é o mais difícil, mas vamos lá, que chego lá. 
Também faço desde o inicio 40 min. de esteira se seg. à sab., pq academia pra quem tem bebê é um pouco complicado, mas ja esta bom.

Dicas importantes para quem quer perder peso:

Consuma:

-Frutas ( as mais variadas possíveis)
-Legumes ( eu sempre escolho os menos caloricos)
-Verduras
-Chá verde
-Linhaça
-Chia
-Fiber mais
-Produtos light
-Sempre olhe o valor nutricional dos alimentos
-Procure se informar sobre as calorias que esta enjerindo 
-Frutas secas 

Evite:

-Refrigerantes
-Frituras
-Massas
-Biscoitos recheados
-calorias varias
-Se tem dúvida do alimento não consuma, se informe primeiro.

E por último sua janta deve ser até as 19:00 hs, e a ceia no máximo até as 22:00hs, procure fazer sua última alimentação até duas horas antes de ir se deitar.

Força, foco e determinação sempre!!!


Perguntas vocês podem postar aqui mesmo, ou nos meus e-mails
rohmachado@hotmail.com
projetodaro@hotmail.com

vou responder a todas.
e para quem não conhece meu intagram é

intagram.com/projetodaro

Espero poder ajudar vocês!

Beijokas 
Roberta






21 comentários:

  1. Muitoooo bom tudo... Realmente no começo é dificil... comecei srgunda, estou passando fome, mais me alimento s cada 3hs e de forma muito regrada. Fora o exagero de chia..hehe.
    Vou conseguirrrr... amanha tenho um aniversario o q fazer??? Kkkkk
    Até agora não cai em tentação nenhuma vez!

    ResponderExcluir
  2. A primeira semana é a mais difícil mesmo, mas depois tudo vai melhorando.
    O aniversario? Bom você pode um dia na semana fazer o dia do lixo, ou seja comer porcarias sem muito excesso e no outro dia pegar firme com o detox.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Estou determinada Ro....e estou lendo o blog aqui...beijos adorando o que estou lendo aqui

    ResponderExcluir
  4. Que bom linda!!Fico feliz em plantar a sementinha da determinação em você! Bjuuuuu

    ResponderExcluir
  5. Olá! Acabei de te conhecer através do blog da Paulinha, muito bom seu blog!Parabéns pela conquista, eu sei muito bem como é dificil,essa é minha primeira semana de RA,e as motivações pela net,é o que mais me ajuda a manter o foco, e você agora é uma delas! Mais uma vez,parabéns pela determinação!

    Fica com Deus!
    Beijuuu s2

    ResponderExcluir
  6. Ro, adoro suas dicas. Sofro de efeito sanfona desde os 11 anos. Uma vez (quando tinha 16 anos) fiz uma ra e consegui eliminar 6 kg em 20 dias. Hoje, tenho muita dificuldade... Casei e depois do casamento, engordei uns 6 Kg (estou com 29 anos e 86 kg). Sempre falo que vou começar a ra, mas não consigo seguir em frente afffff. Hj vou voltar com tudo! Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana que coisa boa, volte com tudo mesmo e dessa vez pra sempre. Você vai vê que ser saudável é maravilhoso.

      bju

      Excluir
  7. Obrigada por passar essa determinação tão desejada!! Obrigada por querer me ajudar sem me conhecer!!! Te admiro pelo seu jeito simples, bem humorado e educado de ser. Obrigada por tirar alguns tempinhos do seu dia p nos incentivar! Deus te ilumine e te proteja. E obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian querida, acredite vocês né ajudam muito tbem, recebo tantas palavras de carinho é isso é uma recompensa maravilhosa.
      Conte sempre comigo.

      bju

      Excluir
  8. Boa noite Roberta! Concordo com tudo o que falou! Ja tentei uma vez fazer R.A. comecei ate ter resultados, mas me perdi pelo caminho e hj recuperei td o que tinha eliminado. Tenho problemas de ansiedade e depressão, e qdo estava fazendo R.A. com uma nutricionista ela mudou da cidade em que moro tentei contunuar seguindo sozinha as orientações que tinha recebido dela e que vinha dando resultado, mas foi quando descobri que estava com câncer nas cordas vocais e tive que fazer tratamento e acabei largando de lado a R.A. por motivos da ansiedade e inicio de depressão por saber que estava com a doença, tentava não demonstrar minha tristeza e acabei descontando tudo na comida, meu problema é que ataco doces e bobeiras e salgados. Sempre falo: agora vou ser forte e começar uma dieta saudavel, mas acabo nas tentações. Faço musculação duas vezes por semana e vou voltar a fazer caminhada que tbm tinha parado pq nao podia ficar no sol devida a radioterapiua que estava fazendo sem contar nos remédios que acabo tomando em busca de emagrecer! Mas vou tentar começar tudo de novo. Fiquei entusiasmada com seus depoimentos e suas dicas. Então que dicas me diz? Obrigada por enquanto. Lu

    ResponderExcluir
  9. Ola Ro!! Nossa estou super entusiasmada com seu relato de vida, vou tentar adotar na minha tbm, vivo fazendo dietas e não emagrecer, qdo quiser cair em tentação vou entrar no se blog e ler seus depoimentos rsrsrs. Obrigado por compartilhar conosco e nos incentivar!!!! Vou começar hj!!! Meu nome é Ana

    ResponderExcluir
  10. Oi Rô amei sua historia me inspirou bastante, estou começando a minha agora vim aqui buscar força....

    ResponderExcluir
  11. Ontem falei q iria começar mas hj chutei o balde depois q li seu blog vou tentar d novo ........ parabéns por seu esforço ....... naum posso desanimar

    ResponderExcluir
  12. Estou com úlcera o que você sugere pata início da RA

    ResponderExcluir
  13. Oi Ro, eu também preciso fazer isso mas está tão difícil.

    ResponderExcluir
  14. Nossa amei seu depoimento preciso também vc me inspirou muito obrigada

    ResponderExcluir
  15. Meu nome e Karine comecei hj está sendo muito difícil mas vou conseguir estou com 110 quilos minha meta e chegar aos 60 quilos meço 1,62 mas vou chegar la estou decidida

    ResponderExcluir
  16. opaaa começando hoje ..
    cadê café da manhã as 07:00 uma vitamina de morango
    as 09 uma chocada de chá e 5 biscoitos água e sal....
    almoço duas colheres de sopa de arroz uma cenoura ralada um oe de alface.... Estou irritada sentindo muita fome...
    detalhe eu era acostumada comer dois paes de manha dois pratos abarrotado de comida....

    ResponderExcluir
  17. Amanhã vou começar Est Ou com 109 kilos pressão alta e colesterol nas alturas pra completar sou professora muito estressante nos dias de hoje.esoeto ter forças Para ter começo e vencer a obesidade. ...

    ResponderExcluir
  18. Passando pra lembrar vocês não esqueçam de tomar muita água bjsss foco tmj

    ResponderExcluir

O que você achou desse post?