22 agosto 2013

Bullying

Oiii gente!
 Essa semana abordei o assunto bullying no Instagram e percebi que muitas pessoas sofrem ou já sofreram com isso, eu já sofri e minha filha a 2 anos atrás também sofreu.

 Então resolvi convidar a Eloiza Ribeiro que da palestras pelo NASF sobre esse o assunto, para esclarecer um pouquinho o que é? e como lidar com isso?



Dicas da RO




Bullying é coisa séria




Adoraria dizer que esse é um assunto que acontece raramente em nosso país. No entanto, lamentavelmente, esse tipo de atitude vem acontecendo com uma regularidade cada vez maior.

 Mas, o que é bullying?

“É o conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica, de caráter intencional e repetitivo, praticado contra uma ou mais vítimas que se encontram impossibilitadas de se defender.”

 Algumas palavras podem ser associadas ao significado do bullying: bater, caçoar, constranger, apelidar, perseguir, imitar, humilhar, zoar, entre outras palavras. Todas essas atitudes são vistas como a prática do bullying. O cenário principal onde acontece o bullying é a escola. Mas, isso não significa dizer que aconteça apenas na escola. Acontece em todos os ambientes onde existe relação de pessoas.

 Quem são os agressores?

 Geralmente, o homem ou a mulher que agride, possui um comportamento agressivo, hostil e arrogante (ar de superioridade); Autoafirmação; Normalmente é popular; Presenciou atos de agressão anteriormente e pode inclusive já ter sofrido bullying; é manipulador e utiliza-se de abuso de poder para impor autoridade e manter a vítima sob seu domínio. Por outro lado, a vítima possui alguma característica que a diferencia dos demais, tornando-a uma pessoa frágil e introvertida. Isso resulta na sua incapacidade de pedir ajuda, por temer o agressor. Consequentemente, ela tende ao isolamento. As testemunhas por sua vez são pessoas que não concordam com os atos, mas teme em revelar e tornar-se a próxima vítima.

 Muita gente não sabe, mas inúmeras são as consequências do bullying: Baixa autoestima, dificuldade de relacionamento social e no desenvolvimento escolar, ansiedade, estresse, alterações de humor, perturbações do sono, perda de memória, anorexia, bulimia, tristeza, dentre outras.

 Hoje os meios virtuais é uma grande forma de manifestação do bullying. As pessoas se utilizam da internet, celular, facebook pra estar mandando recados ameaçadores e até utilizam-se de imagens para associar a alguma característica e assim constranger aquela vítima.

 Essas pessoas que praticam são consideradas cruéis. Esses atos são intencionais e a pessoa realmente tem a intenção de humilhar, castigar e punir o outro. É também gratuita e na maioria das vezes esse outro não fez nada com o agressor. Precisamos entender que essa prática machuca demais. Quem é vítima do bullying sofre muito porque essas são atitudes desumanas. Causa indignação também em quem está assistindo, pois este também sente revolta e fica inconformado em estar vendo o outro passando por aquela situação.

 Como sociedade, devemos lutar para eliminar essa prática de qualquer um dos seus segmentos. Pais e escola devem estar sempre atentos e intervir assim que tiver em vista qualquer suspeita, sabendo que os dois tem sua contribuição de responsabilidade na educação da criança/adolescente. Caso a escola identifique algum caso, os pais deverão ser avisados.

O conselho tutelar é corresponsável e pode atuar junto aos pais e escola na prática restaurativa. A prevenção começa pelo conhecimento. É necessário desenvolver campanhas para resgatar os valores humanos. Nós não temos que ser coniventes com as práticas erradas. Precisamos estimular as denúncias para que as pessoas não sofram em silêncio. Não podemos nos calar: devemos procurar a escola (diretor, professor, um amigo); a família (pai, mãe, irmão) e em outros casos mais graves o Conselho Tutelar. O que não pode é aceitar calado.

 O bullying é uma prática maldosa e cruel e a gente não pode permitir que isso aconteça na nossa sociedade. Por fim, precisamos aprender a respeitar às pessoas. Cada ser nasce com suas características próprias que o tornam um ser único. As características que carregamos podem até ser incomum a um determinado grupo de pessoas, mas elas podem ser comuns a outros.

Devemos aceitar o outro como ele é sem tentar menosprezá-lo ou diminuí-lo perante outras pessoas. . A única coisa em que somos todos semelhantes é em relação aos nossos direitos. Perante a sociedade nós somos iguais, mas temos nossas diferenças e elas precisam ser respeitadas. O que queremos, como sociedade ativa em suas práticas, é um futuro digno, com mais igualdade e mais solidariedade.

Precisamos sempre refletir sobre os nossos atos e atitudes. Precisamos estar sempre nos colocando no lugar do outro. Essa é uma reflexão que devemos levar pra vida toda e não apenas no casso do bullying.

Tentar sentir o mesmo que o outro sente. Se fizermos isso com mais frequência o mundo tenderá a ser diferente.

Eloiza Ribeiro

Obrigada Eloiza.


Então minha gente vamos refletir, se você esta fazendo isso com alguém coloque se no lugar dessa pessoa, ou se alguém próximo de você esta sofrendo isso DENUNCIE.

Bullying é crime!

beiju Ro





 Gostou desse post? Comente deixe sua sugestão aqui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse post?