Como começar a Reeducação Alimentar

Bom gente esse post é especialmente para minha seguidoras do instagram, que vem me fazendo inúmeras perguntas de como começar a reeducação, se já tomei remédios, como faz a RA. Bom vou tentar responder a essas e outras perguntas, mas sempre lembrando que não sou médica e que o correto é você procurar um nutri para te orientar, aqui eu posto experiencias vividas por mim.


Remédios :

Antes de iniciar meu processo de RA tomei sim vários remédios para emagrecer, tudo que me ensinavam para perder peso sem sacrifício eu estava dentro, o problema era que eu tomava os remédios não sentia fome e simplesmente não comia, eu achava que essa era a maneira correta de emagrecer NÃO COMER, só que no começo até emagrecia mas depois de uns 2 meses, o remédio já não fazia mais efeito e eu engordava tudo novamente, fora que você não pode jamais ficar sem comer, porque seu corpo no começo faz você perder peso, mas depois ele entende que você vai demorar a enjerir comida novamente, e o que ele faz? guarda aquela comida que você enjeriu e transforma em gordura, para que assim você tenha energia para fazer suas tarefas do dia a dia, e ai por mais que você coma menos possível você acaba engordando (meu caso) além de ter problemas de intestino e vários outros.


Por falar em intestino foi ai que começou minha mudança de vida, pois engravidei e como varias gravidas eu tive problemas de intestino, só foi tão grave que me deu 3 enormes hemorroidas, isso mesmo hemorroidas a minha indisciplina na alimentação e eu não querer me alimentar resultou nisso, quem ja teve sabe o quanto é horrível, dolorido, só que na gravidez eu não podia fazer muita coisa tive que ter meu bebê para fazer cirurgias, fiz duas. Meu bebê só mamou no peito até 3 meses em razão das cirurgias que tive que fazer, mas graças a deus deu tudo certo e hoje sou livre dessa praga.


Mudança de vida:



Prometi pra mim mesma que eu nunca mais ia passar pela aquele sofrimento, porque é muito sofrimento. Então minha médica proctologista falou que eu tinha que me alimentar de 3 em 3 horas, pra fazer eu intestino funcionar direitinho. Mas ai eu pensava, como assim? Vou virar uma orca encalhada, apesar que já estava pois estava pesando 86Kg e tenho 1,55cm de altura, mas tinha que tentar, afinal eu sempre ouvia dizer que comer de 3 me 3 horas emagrecia, era a unica coisa que eu ainda não tinha tentado.



*Você emagrece comendo de 3 em 3 horas porque?

Vou te explicar, porque assim como teu corpo quando você não come ele guarda energia, ele também queima quando sabe que daqui a pouco vai receber mais, então você come ele ja trata de queimar as calorias porque sabe que daqui a pouco vai receber mais, o resultado disso é seu emagrecimento, intestino funcionando e ua coisa muito importa beba água, muita água no mínimo 2 litros por dia.



Começando a Reeducação Alimentar:


Tive que começar mudando minha cabeça, pois sempre achei que tinha que papar e comer para emagrecer, e também que eu não precisava viver pra comer, mas sim comer pra viver.

No início não é fácil, você vai sentir fome, você vai querer desistir, mais o importante é que não desista, persista que você consegue. Tropeçar no início é normal, mas você levante a poeira e comece de onde parou, não desista.
Comecei então incluindo linhaça, fibras, verduras, legumes e frutas em minha alimentação um pouco de tudo.

Meu cardápio no inicio era assim: 

-café da manhã
 uma fatia de mamão, batido com 1 copo de iogurte, e 1 colher de linhaça
 5 biscoitos água e sal
 uma xícara de café com leite(desnatado)

-Lanche da manhã
 Uma fruta

-Almoço
1 colher de arroz
1 colher de feijão
legumes pequenas porções
verduras pode ser porções grandes(pois eles tem pouca caloria)
frango/carne/peixe ( a seu critério)

-Lanche da tarde
2 fatias de pão integral
queijo polenguinho light 
xícara de cafe com leite (desnatado)

-Jantar( não pode passar das 19:00hs)
o mesmo do almoço

-Ceia - (até as 22:00hs)
iogurte ou fruta ou gelatina






Importante:

Esse era o cardápio que eu comecei a usar, não estou falando pra você usar também, eu apenas quero que você tenha ideia de como me alimentava no começo para que assim possa começar a sua RA.
Minha alimentação hoje é bem diferente, pois quanto mais você emagrece, mais difícil é para eliminar os kilinhos finais, a assim tenho que diminuir calorias, mudar cardápio  sempre vou experimentando e vendo o que e faz bem, e me faz perder peso.


No primeiro mes eu eliminei 4 Kg, ai fui me empolgando e querendo sempre mais, hoje faz 8 meses de R.A. e ja eliminei 23kg, comecei estava com 84kg e hoje tenho 61kg, mas minha meta é 57kg, falta pouco mas esse pouco é o mais difícil, mas vamos lá, que chego lá. 
Também faço desde o inicio 40 min. de esteira se seg. à sab., pq academia pra quem tem bebê é um pouco complicado, mas ja esta bom.

Dicas importantes para quem quer perder peso:

Consuma:

-Frutas ( as mais variadas possíveis)
-Legumes ( eu sempre escolho os menos caloricos)
-Verduras
-Chá verde
-Linhaça
-Chia
-Fiber mais
-Produtos light
-Sempre olhe o valor nutricional dos alimentos
-Procure se informar sobre as calorias que esta enjerindo 
-Frutas secas 

Evite:

-Refrigerantes
-Frituras
-Massas
-Biscoitos recheados
-calorias varias
-Se tem dúvida do alimento não consuma, se informe primeiro.

E por último sua janta deve ser até as 19:00 hs, e a ceia no máximo até as 22:00hs, procure fazer sua última alimentação até duas horas antes de ir se deitar.

Força, foco e determinação sempre!!!


Perguntas vocês podem postar aqui mesmo, ou nos meus e-mails
rohmachado@hotmail.com
projetodaro@hotmail.com

vou responder a todas.
e para quem não conhece meu intagram é

intagram.com/projetodaro

Espero poder ajudar vocês!

Beijokas 
Roberta